Endometabolica

Diretora Técnica: Dra. Anke Boeving de Bem
CRM: 19549 | RQE: 14004 - Endocrinologia e Metabologia

Exames e Tratamentos - Endoscopia Terapêutica

Ligadura Elástica de Varizes

A ligadura elástica é considerado o melhor precedimento para o tratamento das varizes de esôfago. Estas surgem em pacientes que possuem pressão aumentada da veia porta (hipertensão portal) que possui várias causas sendo a principal delas a cirrose hepática.

O procedimento é realizado para a prevenção da ruptura deste vasos evitando assim quadros de hemorragia digestiva. Também é utilizado para cessar um sangramento já causado por uma ruptura de variz.

Todo paciente com varizes deve esôfago deve fazer acompanhamento periódico com seu médico que além de prescrever medicamentos, pode solicitar a ligadura elástica das varizes quando achar necessário.

Varizes de esôfago

Varizes de esôfago - modelo de apresentação.


<b>Varizes de esôfago</b>

Procedimento

Durante o procedimento o paciente é sedado como em toda a endoscopia digestiva. Então na ponta do aparelho é acoplado o dispositivo de ligadura elástica, ficando a manopla de disparo dos elásticos na outra extremidade do endoscópio, no local onde o endoscopista realiza as manobras com o aparelho.

Após a introdução do aparelho o endoscopista identifica as veias dilatadas (varizes) e aspira o ponto a ser ligado para dentro do dispositivo. Após isto, gira o dispositivo de ligadura soltando o anel de borracha, que estrangula a porção da variz que foi aspirada.

Este estrangulamento faz a variz diminuir de tamanho até 'secar'. Este processo dura cerca de 2 semanas. As sessões são repetidas geralmente a cada 15 dias até o desaparecimento das varizes. Geralmente são necessárias de 3 a 6 sessões para o tratamento completo.

Após o procedimento o paciente pode sentir no primeiro dia um certo desconforto para engolir, que é normal e passa em cerca de 3 dias. Por isto, neste período o paciente deve fazer dieta liquida e depois pastosa. Também deve evitar alimentos e liquidos quentes que podem fazer soltar os anéis de borracha antes do tempo e predispor a sangramento.


Voltar
<b>Procedimento</b>
Avançar
Instagram LinkedIN
Twitter Facebook

Diretora Técnica: Dra. Anke Boeving de Bem
CRM: 19549 | RQE: 14004 - Endocrinologia e Metabologia

Página Inicial
Área Restrita
Fale Conosco

(41) 3285-5050

contato@endometabolica.com.br
Rua Padre Anchieta, 2050
Edifício Helbor Offices Champagnat - Salas 903-907
Bairro: Bigorrilho / Curitiba - PR, CEP 80.730-000